"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Feliz Ano-Novo !

Clique na imagem para ampliar


[...] Para ganhar um Ano-Novo

que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano-Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade


Trecho do poema Receita de Ano-Novo do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal


Fonte: Scraps Arte & Estilo


A árvore de Natal

A árvore de Natal
invadia a decoração
moderna da minha sala.

Era de plástico e madeira,
tão morta quanto os outros
móveis mortos da casa.

Mas ela vivia:
crescia e multiplicava
presentes da noite pro dia.

Mamãe tentava me enganar
que era Papai Noel
quem trazia as surpresas.

Mas eu sabia muito bem:
aquela árvore de mentira
era na verdade, escondida,
um belo pé de brinquedo.


Poema de Leo Cunha publicado no livro Cantigamente, Editora Ediouro, 2003, p. [10].



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Parabéns, Sala 10 (Turno da Tarde)



Os alunos da Sala 10 (Segundo Turno) conquistaram o Selo Nota Dez do Rezendinho, nossos agradecimentos especiais aos pais que colaboraram para esta conquista.

Agradecemos o empenho das professoras que acompanham esta turma em valorizar o uso consciente da Biblioteca por seus alunos.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Centro Cultural Padre Eustáquio - Dezembro 2010

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO CULTURAL PADRE EUSTÁQUIO
NO MÊS DE DEZEMBRO


O Centro Cultural Padre Eustáquio, que fica na rua Jacu­tinga, 821, no bairro Padre Eus­táquio, oferece uma diversi­ficada programação, toda gratuita, no mês de dezembro. Confira as atividades:


Literatura

• Biblioteca – funciona de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, de 9 às 12h. Para cadastro e empréstimos, basta levar documento de identidade e comprovante de residência recente.


• Poesia no Barbante - Mostra de poesias nos boxes da Feira Coberta do bairro Padre Eustá­quio. Para participar, basta enviar uma poesia para o e-mail ccpe.fmc@pbh.gov.br. Do dia 13 ao dia 18.


Ateliê das Artes

Oficinas de formação voltadas para as artes


Oficina de balé clássico e jazz moderno - Oficinas práticas comandadas pela professora Gê Pratez para o público infantil. As vagas são limitadas. Todas as quartas, às 17h.


Oficina de flauta doce - Aulas de musicalização e ensino de flauta doce para o público adulto, com a coordenação de Raquel Castro. Todas as sextas, às 11h.


Oficina “História da Arte para crianças” - Breve introdução à vida e obra de pintores reno­mados e releitura de suas principais obras através do estímulo à imaginação para o processo criativo. Para crianças de 7 a 10 anos. São oferecidas 15 vagas. Dia 18, às 10h.


Oficinas de cartões - Criação de cartões natalinos através de técnicas diversas como colagem e aproveitamento de materiais alternativos. A partir de 12 anos. Dias 15, 16 e 17, às 9h30.


Atividades integradas

Senhores e Senhoras do Tempo - Grupo de terceira idade que valoriza a memória e as identidades culturais do bairro Padre Eustáquio e da região Noroeste de Belo Horizonte. Contação de histórias, roda de conversa e oficinas. Todas as sextas, às 16h.


Programação Especial de Aniversário do Centro Cultural Padre Eustáquio

Especial Música na Feira - Shows com bandas e artistas que se apresentaram no projeto Música na Feira do Centro Cultural Padre Eustáquio em 2010. Dia 11, a partir das 11h.


Música de Presente - Mostra da oficina de musicalização e flauta doce. Dia 11, às 10h.


La Boda - O espetáculo da Cia. Márcia Gelape retrata através do balé o típico casamento cigano. Utilizando elementos culturais que compõem a mescla flamenca e também as crendices populares que eram passadas pelas gerações. Dia 11, às 18h.


Onde Está o teu Olhar neste Instante - Mostra da oficina de balé clássico e jazz moderno. Dia 11, às 19h.


Exposições

Mundo de Todos - Arte, história e grafite: um mundo diverso e cheio de criatividade pintado pelos alunos do Projeto Guernica na oficina Desenho Grafite e Artes Plásticas. Até o dia 18.


O Olhar Infantil sobre a Arte - Exposição dos trabalhos das crianças participantes dos módulos da oficina “História da Arte para Crianças”. Entre os dias 18 e 23.



Fonte: DOM - Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, 11 dezembro de 2010.



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Carta de Jesus sobre o Natal

Clique na imagem para ampliar


Recebemos uma correspondência muito especial, que compartilhamos com todos vocês.

Nossos sinceros agradecimentos a Professora Vera Romão que orientou o carteiro na localização da nossa Biblioteca.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Programação do Parque Municipal Américo Renné Giannetti

PROGRAMAÇÃO DO PARQUE MUNICIPAL

Cultura, esporte, saúde, cidadania e educação ambiental. Tudo isso pode ser encontrado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1.377, Centro), em várias atividades gratuitas neste final de semana. Confira a programação:


Amanhã – Dia 04/12/1010

• Das 8 às 10h, na Praça do Trenzinho, haverá aula de Tai Chi Chuan, monitorada pelo professor José Marcelo.

• Das 14 às 17h, na Praça da Administração, haverá uma Oficina de Xadrez que vai ensinar as técnicas do jogo para os interessados.

• Das 15 às 21h, no Largo do Teatro Francisco Nunes, será realizado o Ação Arrumação, de Saulo Laranjeira, projeto itinerante de arte sócio-cultural, com música, danças, folclore, poesia, teatro e palestras.


Domingo, dia 05/12/2010

• Das 8 às 13h, próximo ao Teatro Francisco Nunes, haverá demonstração e informação sobre a cultura vegan baseada nos direitos animais e respeito à vida, uma proposta do Grupo de Aliança Libertária Animal.

• Das 9 às 13h, no Coreto, acontece o Ponto de Leitura, um encontro cultural para leitura de livros, revistas e jornais, realizado semanalmente no Coreto do Parque, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura.

• Das 9 às 13h, também no Coreto, será realizado o Projeto Guernica, uma oficina de artes plásticas para jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto pretende, por meio da educação, contribuir para a diminuição da depredação e vandalismo contra o patrimônio público e inclusão social deste público.

• Das 13 às 21h, no Largo do Teatro Francisco Nunes, acontecerá o Ação Arrumação.

• A partir das 14h, na Praça do Trenzinho, o cantor Rancheirinho apresentará seu repertório de forró, música sertaneja, MPB, dentre outros.


Às quartas-feiras

• Das 9 às 11h, na Praça da Administração, o artista plástico Cristiano Coelho oferece uma oficina de desenho, com aulas gratuitas, voltada para jovens e adultos que se interessam em aprender a técnica do desenho livre.

• Das 14 às 17h, na Praça da Administração, é realizada uma oficina de origami, aberta ao público e ministrada por Maria Lúcia.


Fonte: DOM - Diário Oficial do Município de Belo Horizonte, 03 de dezembro de 2010.



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Parabéns, Sala 04 (Turno da Manhã)!


Os alunos da Sala 04 (Primeiro Turno) foram os primeiros a ganhar o Selo Nota Dez do Rezendinho, no turno da manhã em nosso Blog.

Agradecemos o empenho das professoras que acompanham esta turma em valorizar o uso consciente da Biblioteca por seus alunos.