"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil e Aniversário de Monteiro Lobato



Hoje, dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato (18/04/1882). Paulista da cidade de Taubaté, Lobato é considerado o pai da Literatura Infantil Brasileira.

O primeiro livro destinado ao público infantil escrito por Monteiro Lobato foi A Menina do Narizinho Arrebitado (1921). Nesta obra, Lobato apresenta seus personagens memoráveis, moradores do Sítio do Picapau Amarelo.

"Um escritor é muito popular, quando o mundo que criou escapa a seu controle, como se as personagens vivessem independentemente dele." Assim, aconteceu com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo criados por Monteiro Lobato.

A boneca Emília, o garoto Pedrinho, a menina Lúcia mais conhecida como Narizinho, o sábio Visconde de Sabugosa, as senhoras Dona Benta e Tia Nastácia estão presentes em nossa vida, na tela da televisão, nas histórias em quadrinhos, nas bibliotecas ...

O último livro de Lobato dedicado às crianças foi Os Doze Trabalhos de Hércules (1944). Alguns dos seus trabalhos: A Chave do Tamanho, A Reforma da Natureza, Caçadas de Pedrinho, O Poço do Visconde, Memórias de Emília, O Saci, Serões de Dona Benta, Geografia de Dona Benta, dentre outros.

Monteiro Lobato faleceu em 04 de julho de 1948, em São Paulo.


Fontes:
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. (Como e por que ler).


LOBATO, Monteiro. A reforma da natureza. São Paulo: Brasiliense, 1983.

As duas publicações, citadas como fontes, fazem parte do acervo
da Biblioteca Cecília Meireles.


Nenhum comentário: