"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Quem ama cuida - Biblioteca em Destaque

Clique na imagem para ampliar

Em outubro passado, comemoramos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. A Biblioteca Cecília Meireles é um espaço muito querido por todos na Escola. Sabemos que precisamos trabalhar sempre para melhorar ainda mais os nossos serviços no atendimento daqueles que já frequentam nosso espaço e também na formação de novos leitores.




Projeto de Conservação e Preservação do Acervo


No mural informativo da Biblioteca, apresentamos com o título Quem ama cuida, vários livros do acervo que infelizmente sofreram danos por diversas causas, seguidas do "remédio", ou seja, a solução para que possamos evitar as perdas. Afinal, quem ama cuida e não descuida no uso dos materiais da biblioteca. 

Sabemos que o papel, principal suporte em que os livros são confeccionados, é muito frágil. Portanto, não devemos manusear os livros com as mãos sujas; comendo ou bebendo qualquer tipo de alimento; utilizando colas, fitas adesivas, tesouras ou outro tipo de material cortante. Tudo isso pode prejudicar muito o tempo de vida do livro.

Como o livro é um objeto também visualmente muito atrativo não podemos deixá-lo em qualquer lugar. As crianças pequenas (irmã, irmão, prima, primo, sobrinha, sobrinho etc.) ainda não sabem manusear as páginas corretamente, sendo muito frequente os rasgos e rabiscos provocados por esses pequenos descobridores de livros.

Os animais de estimação, tais como cães e gatos, também podem causar danos aos livros que esquecemos ou deixamos em locais de fácil acesso para eles. E ninguém vai querer ler um livro com "baba de cachorro" ou  "xixi de gato" ... E, como ler um livro todo mordido?

Assim como diz o educador Paulo Freire: "é preciso que a leitura seja um ato de amor", o manuseio do livro também precisa ser um ato de amor; Quem Ama Cuida !


  
Biblioteca em destaque no Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Obras utilizadas no mural 
Biblioteca em destaque (acima):




  • Albergaria, Lino de. Guerra na biblioteca. Editora Atual.
  • Gomes, Helena. Assassinato na biblioteca. Editora JPA.
  • McQuinn, Anna. Lulu adora a biblioteca. Editora Pallas.
  • McQuinn, Anna. Lulu adora histórias. Editora Pallas.
  • ORIENTAÇÕES para o uso da biblioteca escolar. (Cadernos do Programa de Bibliotecas, 2. Publicado pela Secretaria de Municipal de Educação, BH). 
  • Savaget, Luciana. Traça-letra e traça-tudo. Editora Dibra.
  • Segato, Carlos Augusto. Um rato na biblioteca. Editora Atual.
  • Ziraldo. Lúcio e os livros (Almanaque Maluquinho). Editora Globo.




sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Sarau - O realismo mágico de Murilo Rubião


Convite recebido

Clique na imagem para ampliar

Você sabia que este ano é o centenário de nascimento do escritor mineiro Murilo Rubião ? O escritor nasceu em Silvestre Ferraz (1916), hoje Carmo de Minas. Murilo é considerado o precursor do fantástico na literatura brasileira. 

Obras do escritor que fazem parte do acervo da Biblioteca Cecília Meireles:

  • O pirotécnico Zacarias - Editora Ática (inclui os contos: O pirotécnico Zacarias ; Teleco, o coelhinho ; Bárbara ; O edifício ; A flor de vidro ; A cidade ; O ex-mágico da Taberna Minhota ; Os dragões) 
  • A casa do girassol vermelho - Editora Ática (inclui os contos: A casa do girassol vermelho ; O homem do boné cinzento ; D. José não era ; Os trê nomes de Godofredo ; A lua ; Bruma ; A armadilha ; Marina, a intangível ; Alfredo)
  • Contos de Murilo Rubião - Editora DCL (inclui os contos: O ex-mágico da Taberna Minhota ; Ofélia, meu cachimbo e o mar ; Teleco, o coelhinho ; Bárbara ; O homem do boné cinzento ; A fila ; Os dragões)   

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O escaravelho do diabo - Série Vaga-lume


A nova edição do livro O escaravelho do diabo, da escritora mineira Lúcia Machado de Almeida, da Série Vaga-lume está fazendo o maior sucesso na Biblioteca. Os empréstimos do livro para o 5º e 6º anos estão com as reservas esgotadas. 

O escaravelho do diabo foi publicado em livro no ano de 1974. Tornou-se um clássico da literatura infantojuvenil brasileira, conquistando leitores de várias gerações.

O cartaz de divulgação também desperta a curiosidade dos nossos pequenos leitores do turno da manhã.  


Clique sobre as imagens para ampliar


O Rezendinho está muito preocupado porque todas as vítimas receberam um envelope como este da imagem abaixo.



Detalhe do envelope enviado para as vítimas



Sabe qual o nome científico do besouro? 
É Phanaeus ensifer !


Nome científico do besouro

Ficou com vontade de saber mais ?
Ótimo !!! Boa leitura!
Você pode fazer também uma pesquisa
 sobre esse besouro.